Páginas

domingo, 8 de março de 2009

Marcha Atlética em Vale Figueira (Santarém)

Mais uma participação em Marcha Atlética da CPC. Este sábado 07/03/09 em Vale Figueira Santarém. Pois este ano estriou-se um novo percurso com muito bom piso.
A presença de atletas não foi muito significativa, mas mesmo assim teve muita vida, o desporto funcionou. Como sempre o João Fortunato esta de parabéns.
A CPC mais uma vez foi 2ª classificada, apesar de ter algumas baixas significativas,
O que mostra que os presentes cumpriram bem com seu empenho.
Vamos ver algumas fotos como testemunho.

Quando os grandes são pequenos.

Ana Amaro na frente da Cristina, quem diria!

Simões Metelo + Guilherme Jacinto

Pedro Santos, palavras para quê, o futuro grande campeão está aí.

A pequena grande Raquel tambem ela já vai conquistando o pódio

Lícia Cunha, sem palavras



Ana Amaro, a já dona do pódio Nº2


Notícias do Mundo do Atletismo

Campeonatos Europeus de Pista Coberta - Turim [resumo]- 2ª parte


Na qualificação do lançamento do peso, o lançador português não foi além de 19 metros, uma marca que fica aquém do seu melhor esta época.

Durante a qualificação, Marco Fortes nunca se encontrou ou os lançamentos nunca saíram da melhor forma e apesar do atleta português ter lançado sempre a 18.50 metros, os 19.00 metros atingidos à segunda tentativa foram o seu máximo, entre as três tentativas que tinha disponíveis.

No final classificou-se no 14º lugar, a 66 centímetros da qualificação e a 69 centímetros do seu melhor esta época.

Apesar do resultado, o atleta estava contente: “Não trazia grandes expectativas. Queria estar bem, queria sentir-me bem e sobretudo chegar ao final da competição e sentir que tinha feito alguma coisa. Claro que queria estar na final, senti que estive próximo. Infelizmente as coisas não me saíram de feição”.

Apesar de considerar que se adaptou bem a esta prova, Marco Fortes espera uma competição bem melhor na Taça da Europa de Lançamentos, que se realizará no próximo fim-de-semana em Tenerife, já que considerou ser “o meu terreno”. No ano passado este mesmo atleta, depois de um Mundial de Pista Coberta menos bem sucedido, bateu o recorde nacional de lançamento do peso nesta mesma competição.


Rui Silva e Bruno Albuquerque estiveram na qualificação dos 1500 metros, com Rui Silva a voltar aos bons momentos em pista coberta.

Na 1ª série participou o estreante e jovem Bruno Albuquerque, que fez uma corrida cautelosa e acabou com o tempo de
3.47,08 minutos, tempo que foi o 17º entre os 22 atletas que terminaram.

No final Bruno Albuquerque admitiu que talvez “tenha acusado em demasia esta primeira grande internacionalização”, embora também considere que “esta foi uma prova muito importante no meu percurso”.

Já Rui Silva tinha outras “obrigações” e acabou por cumprir com a classe que habituou o atletismo português. O atleta português fez uma prova de traz para a frente e concluiu no primeiro lugar da 2ª série com o tempo de
3.42,89 minutos, o que equivale ao 9º melhor tempo, embora ele não tenha dado tudo.

Assim passou à final e amanhã, às 15:50 (hora portuguesa), estará de novo numa grande final, depois de anos de ausência.

Foi cauteloso na análise, na flash-interview: “O objectivo é tentar entrar para ganhar, nem sempre é possível mas já me dou por satisfeito por ter conseguido fazer a preparação, estar presente, conseguir passar esta fase. Amanhã é outra prova e vamos ver como vai ser.”

Quanto à táctica para amanhã, não deu certezas, mas se for como é habitual ver em Rui Silva, deverá deixar os seus adversários correr, tentando atacar na volta final.



sábado, 7 de março de 2009

Notícias do Mundo do Atletismo

Campeonatos Europeus de Pista Coberta - Turim [resumo] - 1ª parte


A prova de 1500 metros femininos, na qual participou a atleta portuguesa Sandra Teixeira, foi disputada num ritmo rápido imposto, desde o início, por Sonja Roman da Eslovénia e pela russa Yevgenia Zolotova que lideraram a competição, disputando entre si o 1ºlugar da classificação, no que diz respeito à primeira eliminatória.

Sandra Teixeira manteve-se no encalço do grupo mas, quando faltavam 4 voltas para o final da competição, a atleta leonina acabou por ficar para trás, terminando na 8ª posição da sua eliminatória, 15ª da geral, com o tempo de 4,18’53 e falhando a final.

"Foi uma prova um bocado esquisita porque a primeira parte foi definir lugares e muitos encontrões. Eu tentei fazer uma corrida calma, sem esticões. Na última parte comecei a quebrar um bocado e depois foi aguentar o que pude."

A final dos 1500 metros femininos disputa-se amanhã, 07 de Fevereiro, às 16:35m.


Nos 60m, Arnaldo Abrantes com uma partida lenta, não atingiu a meia-final da prova mais rápida do programa de provas.

Nestes Europeus de Pista Coberta, Arnaldo Abrantes era uma das esperanças para uma passagem à fase seguinte, já que a correr ao lado de Dwain Chambers poderia tirar partido da sua velocidade. Contudo o atleta português não foi além de 6.78 segundos, terminando a sua série no 4º lugar.

Na repescagem Arnaldo não se classificou entre os seis atletas que possuiam as restantes melhores marcas, ficando a 7 centésimos do último qualificado, o ucraniano Igor Brodov.

No final o atleta encarou a sua prestação como bastante positiva para a sua preparação, já que espera apontar tudo para o verão, quando for realizada a Taça da Europa e o Mundial de Ar Livre.

"Nem todos conseguem fazer o melhor aqui em todas as provas. Mesmo assim acho que a prova foi boa. Foi uma boa experiência! Os 60 metros são uma prova muito rápida e muito explosiva a nível internacional.", comentou o atleta no final.

Os 100 e 200 metros parecem ser assim os grandes objectivos da época e esta terá sido uma experiência para melhorar a sua rapidez inicial.


No Salto em Comprimento, Gaspar Araújo não conseguiu hoje no Oval Lingotto uma qualificação para a final, onde realizou apenas um salto válido (7,44m)

O saltador luso não conseguiu superar-se e superar a marca que o trouxe até Turim e que mereceu a confiança do seleccionador nacional. O atleta terminou o primeiro grupo de qualificação no 12º lugar, muito longe do que já fez esta época.

Durante o concurso o atleta português nunca se encontrou de forma perfeita com a sua corrida, que foi bastante irregular e que terminou com dois nulos e apenas um salto válido. O último salto permitir-lhe-ia aproximar-se, mas acabou por ser salto nulo.

Em declarações aos jornalistas o saltador mostrou-se triste pelo resultado: “Infelizmente não foi dos melhores dias! Tentei fazer uma marca que me permitisse ir à final e infelizmente as coisas não correram como eu estava à espera. O objectivo passava por ir à final e a vida é assim.”. Quanto à lesão que o apoquentou durante a época de inverno, o atleta sentiu-se em “perfeitas condições”, pelo que não o impediu de uma melhor marca.

Para o Verão o atleta aponta tudo para o Mundial de Ar Livre, onde esperará melhores resultados.



Sara Moreira, Jéssica Augusto e Inês Monteiro qualificadas em séries distintas, as três atletas alcançaram a final de forma distinta

O primeiro objectivo das portuguesas foi atingido na prova de 3000 metros, já que as três atletas participantes carimbaram a passagem para a final, onde Portugal será o país mais representado.

Sara Moreira e Inês Monteiro foram as primeiras a participar. Depois de uma primeira fase em que as atletas puxaram o pelotão à vez, Inês Monteiro acabou por quebrar o ritmo na parte final, na altura em que Sara Moreira conseguiu ir no grupo da frente, limitando-se depois a controlar o ritmo, já que estava na zona de qualificação directa. Com 8.58,09 minutos, Sara Moreira conquistou terminou no 4º lugar, deixando Inês Monteiro no 7º lugar, com o tempo de 9:01.88, ficando à mercê da repescagem.

Repescagem essa que foi conseguida devido a uma segunda série mais lenta, onde Jéssica Augusto também se limitou a controlar o ritmo já que terminou no 4º lugar com o tempo de 9.00,20. Isso permitiu que Inês Monteira fosse a última atleta respescada, embora com algum avontade, já que ficou com quase 4 segundos se vantagem sobre a italiana Elena Romagnolo.

No final as atletas falaram aos jornalistas. Para Sara Moreira a preocupação neste momento é “uma dor no gémeo que me atacou na primeira recta que fiz”, questionando sobre o tempo de recuperação para a final de amanhã. Inês Monteiro chegou à zona do flash-interview desmotivada, com pouca fé numa qualificação para a final. “No último quilómetro fiquei fechada e depois tive de abrandar um bocado para sair.Quando tentei acelerar já não era a mesma. Acabei por quebrar e comecei a contrair-me.”. Para Jéssica Augusto também existiu uma quebra, para ela “psicológica”, desejando ainda que a final seja uma corrida lançada, que serve melhor as suas características individuais. “Penso que vamos cada uma por si.”, disse Jéssica Augusto sobre a possibilidade de haver jogo de equipa na final de 3000 metros.

A final realiza-se amanhã às 16:30 (15:30 na hora portuguesa) e Portugal terá a maior representatividade com 3 das 12 atletas presentes. Apenas Rússia e Irlanda, com duas atletas cada, poderão tentar algum jogo de equipa, pelo que a equipa portuguesa poderá sair beneficiada, apesar de não optar por correr em bloco.


sexta-feira, 6 de março de 2009

Horário: Corta-Mato Regional Setúbal

No próximo Domingo, dia 8 de Março, irá realizar-se o Corta-Mato Regional na Moita. Fica aqui o horário da competição:




quinta-feira, 5 de março de 2009

Mais momentos: Festa-Surpresa-Dupla

E fica aqui novo registo da festa de Sábado passado que decorreu na sede da Casa do Povo de Corroios onde apoiámos e despedimos o atleta Tiago (agora Jakob na Alemanha lol) e felicitarmos a aniversariante Ana Rosa.











E apesar de nas fotos aparentar que o Tiago nem esteve presente na festa (o que foi verdade por quase uma hora lol), aqui fica o seu discurso no fim:



Nota: Fotos e vídeos criados pela Cris e Ana Vilar e partilhados pela Anocas e pela mãe Margarida (obrigado a todas!)

quarta-feira, 4 de março de 2009

Notícias do Mundo do Atletismo

Concurso de Logótipos: O vencedor



Foram 168 as propostas recebidas para o concurso de logótipos lançado pela Federação Portuguesa de Atletismo. A proposta vencedora é a que agora se publica, da autoria de Bruno Miguel Luís Gomes, estudante no FORINO - Associação para a Escola de Novas Tecnologias de Lisboa.

A direcção da Federação Portuguesa de Atletismo decidiu, no entanto, não adoptar a proposta vencedora como logótipo da FPA.

Mantém-se, portanto o clássico:




Fonte.

Nota: A decisão de manter o logótipo actual deixa-me verdadeiramente contente!

terça-feira, 3 de março de 2009

Momentos: Festas-Surpresa!

No passado dia 28 de Fevereiro, em forte cumplicidade com atletas, técnicos e amigos da Casa do Povo de Corroios, realizou-se uma dupla festa-surpresa na sede da CPC. Festa de despedida do atleta lançador Tiago Sénico [que estará já na Alemanha por tempo indetermindado] e festa, também surpresa, de aniversário da atleta Ana Rosa. Um obrigado a todos os que, directa ou indirectamente, participaram neste novo momento de união do clube. Aqui fica um primeiro registo dessa noite:









Por fim, foi apresentado um vídeo com momentos recentes e antigos de amigos, colegas de treino e competições do Tiago. Assim é:





domingo, 1 de março de 2009

Campeonato Nacional de Marcha em Estrada - Gaia - Canidelo

No passado dia 21 de Fevereiro decorreu o Campeonato Nacional de Marcha em Estrada - Gaia - Canidelo. Aqui ficam algumas fotografias dos atletas CPC e resultados no fim:

















Parabéns aos atletas =D

Nota: Imagens enviadas pelo treinador Mário Rato.