Páginas

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Campeonato Nacional Inatel em Estrada

Decorreu no passado dia 5 de Abril, na Moita, o Campeonato Nacional da Inatel em Estrada e mais uma vez a CPC brilhou, desta vez pelo nosso veteraníssimo José Boavista Ramalhão, que arrebatou o lugar mais alto do Pódio, sagrando-se assim Campeão Nacional de Estrada no Escalão M70.



Parabéns ao atleta! =D

Nota: Informação enviada pelo treinador Mário Rato.

Atleta Completo

Nos passados dias 4 e 5 de Abril realizou-se a prova do Atleta Completo Distrital com a participação de vários atletas da Casa do Povo de Corroios. Aqui ficam os seus resultados:









Classificação final:



Parabéns aos atletas =D

Fonte.

Salto em Altura em Sala

No passado dia 29 de Março realizou-se a prova de Salto em Altura em Sala com a participação de vários atletas da Casa do Povo de Corroios. Aqui ficam os seus resultados:






Parabéns aos atletas =D

Fonte.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

18º GP Internacional de Rio Maior em Marcha Atlética

No passado dia 4 de Abril realizou-se a mais prestigiada prova de Marcha Atlética Nacional, o 18º GP Internacional de Rio Maior em Marcha Atlética que contou com a presença de vários atletas da Casa do Povo de Corroios. Destaca-se o 2º lugar colectivo alcançado na Légua de Marcha de Promoção e um brilhante 3º lugar (Pódio) do atleta Pedro Nunes.

Partida


Pódio


Resultados


Nota: Informações enviadas pelo treinador Mário Rato.


terça-feira, 7 de abril de 2009

Parabéns ao treinador Mário Rato

Parabéns ao nosso treinador Mário Rato, aquele que nos une. A todos.

...e tudo porque a diferença entre o treinador e o atleta é nenhuma, na pista eles são a mesma pessoa. [Cris]

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Foto-Finish

O Photo-Finish é uma tecnologia onde uma série de fotografias é tirada e, com a ajuda por exemplo de um laser, é possível a determinação do tempo que um atleta velocista fez numa prova e até distinguir atletas muito próximos (até ao milionésimo de segundo). De notar que a zona do corpo que conta para o cálculo é o peito, daí a importância, por vezes decisiva, da inclinação do atleta ao passar a linha da meta.


Não é só no atletismo que esta tecnologia é usada:


No atletismo amador, mesmo ao nível da Federação Portuguesa do Atletismo, não há o hábito de se mostrarem as fotografias do photo-finish. No entanto, consegui em 2004 arranjar uma imagem de photo-finish aquando da minha passagem pela linha da meta após 60m e precisamente 7,40s:



quarta-feira, 1 de abril de 2009

Notícias do mundo do atletismo

Portuguesas conquistam bronze


A Seleção portuguesa feminina de corta-mato, campeã europeia em título, conquistou este sábado a medalha de bronze na 37.ª edição do campeonato do Mundo, em Amã (Jordânia). O Quénia ganhou coletivamente e também em termos individuais, por intermédio de Florence Jebet Kiplagat.

A formação nacional, que terminou apenas atrás do Quénia e da Etiópia, totalizou 72 pontos, conquistados com o 15.º lugar de Dulce Félix, o 16.º de Sara Moreira, o 19.º de Ana Dias e o 22.º de Anália Rosa.

O conjunto português não conseguiu dar luta às super poderosas formações africanas, mas passou desde a primeira volta ao Campo de Golde de Bisharat, em Amã, no terceiro posto, sempre bem à frente das restantes concorrentes ao último lugar vago no pódio.

Classificação individual

1. Florence Jebet Kiplagat (Quénia), 26.13 minutos
2. Linet Chepkwemoi Masai (Quénia), 26.16
3. Meselech Melkamu (Etiópia), 26.19
(...)
15. Dulce Félix (Portugal), 27.42
16. Sara Moreira (Portugal), 27.54
19. Ana Dias (Portugal), 28.05
22. Anália Rosa (Portugal), 28.10
64. Elisabete Lopes (Portugal), 29.36
- Inês Monteiro (Portugal), desistiu

Classificação coletiva:

1. Quénia, 14 pontos (1+2+4+7)
2. Etiópia, 28 (3+5+8+12)
3. PORTUGAL, 72 (15+16+19+22)
4. Espanha, 117
5. EUA, 130
6. Marrocos, 130
7. Austrália, 154
8. Japão, 165
9. Grã-Bretanha, 193
10. África do Sul, 198


domingo, 29 de março de 2009

Atletismo Sentido

O que perdi ou ganhei?
Não sei bem ao certo, mas sei que ganhei muito e aprendi mais com o que perdi do que com o que ganhei. Chorei mais de descontentamento do que sorri de vitórias, mas corri sempre com a mesma esperança, aquela que mantém a chama acesa!
A derrota é devastadora, mas quando se aprende com ela é-se um herói...
A Vitória é o título de todos os que não a vêem como um fim, mas como um sentimento de partida…
Não existe glória sem esforço, nem esforço sem garra, essa luta entre o corpo e a mente que é constante e dura, onde o cortar da meta não é um simples ganhar, mas sim a essência que escorre pela cara num misto de lágrimas e suor…
E hoje sei que não me perdi no percurso, nesta maratona que é a vida, porque cada ensinamento foi mais certeiro que um dardo, cada expectativa mais um momento onde a fasquia se ergue, e cada barreira foi ultrapassada com a mesma força de saltar mais além e tudo porque a diferença entre o treinador e o atleta é nenhuma…
…Na pista eles são a mesma pessoa.

Texto de : Cristiana Vaz.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Não às Falsas-Partidas

Falsas partidas poderão ser punidas à primeira.


A medida foi proposta pelo Conselho da IAAF, que está reunida em Berlim.

Há muito que as falsas partidas andam em discussão e sempre foi um dos assuntos polémicos do atletismo mundial. Agora a IAAF vem tentar trazer de volta a emoção ao atletismo, desclassificando todos os atletas que fizerem uma falsa partida, tentando eliminar a regra que permite que exista uma falsa partida por prova, sem direito a desclassificação imediata.

A medida foi proposta pela comissão técnica e onde o dirigente português, Jorge Salcedo considerou que “a batota dos atletas tem que acabar”, apontando a medida aos atletas que utilizam a falsa partida como táctica de corrida.

A actual regra foi implementada em 2003 e esta comissão técnica pretende agora que a mesma seja substituída pela actual proposta já em 2010.


segunda-feira, 23 de março de 2009

Fatum: CPC nas Tunas

Como já foi dito aqui no blogue, o atleta Rafa participou e organizou com a sua Tuna Sempert'Unos o Festival Fatum no passado Sábado em Setúbal. E para mostrar que o espírito da Casa do Povo de Corroios pode ultrapassar o seu ambiente natural do desporto, um grupo de atletas foi apoiar o dito cujo =p


Ambiente garantidamente animado por Tunas de todo o País, aqui fica a abertura do festival (tentem adivinhar o Rafa):


Parabéns à organização e às Tunas presentes!

Podem ver mais aqui.

domingo, 22 de março de 2009

Resultados: Provas de Sábado, 21


Ontem, dia 21 de Março, realizaram-se várias provas com a participação de atletas da Casa do Povo de Corroios.

Na Figueira da Foz, o atleta Jardel fez os 4.000m com um tempo de 13min 09,78s.

Já em Setúbal os atletas Pedro Carreira e Rui Teixeira participaram nos 100m com um tempo de 11,70s e 13,54s, respectivamente.

Parabéns aos atletas!

quarta-feira, 18 de março de 2009

Horário: Provas Preparação

No próximo dia 21 de Março, Sábado, realizar-se-ão Provas de Preparação no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal. Fica aqui o seu horário:


Boa sorte aos atletas! =D

segunda-feira, 16 de março de 2009

Taça da Europa de Lançamentos

Irina Rodrigues 3.ª na Taça da Europa



Irina Rodrigues foi a atleta portuguesa mais bem classificada na Taça da Europa de Lançamentos, em Tenerife, Espanha, ao terminar em terceiro lugar o concurso do disco para atletas sub-23, com 52,65 metros. A atleta de Leiria, que este ano ingressou no Sporting, ainda é júnior.

Entre os seniores, Antónia Borges foi 11.ª no peso (13 concorrentes), com 15,22m; Sílvia Cruz foi 13.ª no dardo, com 52,25m (16 atletas); Jorge Grave 11.º no disco, com 58,41m (21 concorrentes) e Dário Manso 16.º no martelo, com 67,40m (19 atletas).

Nas provas para sub-23, António Vital Silva no peso (17,15m) e Carlos Vicente no martelo (64,66m) foram ambos nonos classificados.

Vânia lança para Berlim



Para a leiriense Vânia Silva, a prova de ontem, em Los Realejos (Tenerife), era a principal da época de Inverno, embora a temperatura elevada da ilha espanhola fizesse pensar já naquele que será o grande objectivo, a época de Verão, e permitisse igualmente almejar imenso. No decorrer da primeira jornada da Taça da Europa de Lançamentos, a martelista conseguiu alcançar o quarto lançamento da sua já longa carreira, com 68,32 metros, a exactos 50 centímetros do recorde nacional que já figura nas listas desde 2004. Esta marca é, igualmente, mínimo para o Mundial de pista que se vai disputar em Berlim, em Agosto.

A atleta que no último defeso abandonou o seu clube de sempre, a Juventude Vidigalense, para ingressar no Sporting, ganhou o grupo B, tendo sido oitava no conjunto dos dois grupos, ganhos pela polaca Anita Vlodarcyk, com 75,05 metros. Este foi o melhor lançamento de Vânia Silva nos últimos seis anos, o que pode querer dizer que a pupila de Paulo Reis terá condições para fazer de 2009 o seu melhor ano de sempre.

Bem esteve ainda Elias Leal no lançamento do dardo, com 71,60 metros, tendo ficado aquém (a 1,13 m) do seu recorde nacional, é certo, mas a fazer o segundo lançamento mais longo da sua carreira, o que também lhe abre boas perspectivas para os próximos meses. Leal foi décimo de um concurso ganho pelo alemão Tino Haber, com 77,78 metros.

Fortes longe do seu melhor


Marco Fortes, o mais cotado dos lançadores portugueses, foi 13º no peso, com 18,74 m, um resultado que confirma o mediano Europeu de pista coberta de há uma semana. O Inverno de 2009 ficou longe do de 2008, período em que chegou ao seu recorde nacional com 20,13 metros. No disco, Liliana Cá foi 15ª, com 54,26 m no seu primeiro e único lançamento válido. Em Sub-23, Tiago Aperta, ainda juvenil, foi 11º com um recorde pessoal de 63,79 m no dardo, e António Vital Silva foi também 11º no disco, com 51,75 m.

Fonte.

Nota: Obrigado ao atleta Élio pela partilha de informação.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Notícia RTP: Rui Silva e Sara Moreira

Fica aqui a notícia que a RTP transmitiu aquando das medalhas que os atletas portugueses, Rui Silva [ouro; 1500m] e Sara Moreira [prata; 3000m], ganharam nos Campeonatos Europeus de Pista Coberta em Turim no Domingo passado:



quinta-feira, 12 de março de 2009

Campeonato Inter-Regional de Marcha do Inatel 2009 - Santarém

No passado dia 7 de Março uma outra comitiva da Casa do Povo de Corroios deslocou-se a Santarém para participar no Campeonato Inter-Regional de Marcha Atlética do Inatel. Aqui fica o registo da prova:








Nota: Fotografias enviadas pela mãe Margarida, obrigado! =)