Páginas

domingo, 31 de julho de 2011

CAMPEONATOS DE PORTUGAL DE PISTA - ESTÁDIO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA

Com um excelente 5º lugar do Pedro Miguel Santos, na prova dos 10000 m/Marcha dos Campeonatos de Portugal, a Casa do Povo de Corroios encerrou a época desportiva de 2010-2011. Foi uma época muito longa e de grandes emoções, provocando grande desgaste nos Atletas, levando a que vários já não comparecessem a estes Campeonatos que são o ponto alto da época de Pista a nível nacional.
O Pedro Santos, nos últimos treinos já vinha apresentando também, um elevado grau de saturação que não deixava absorver da melhor forma os mesmos, mas estes eram os seus primeiros Campeonatos de Portugal e ele que conseguiu os mínimos não quis deixar de estar presente e lutar pelo melhor resultado.
Um nota para os responsáveis pelo desenvolvimento do Atletismo nacional reflectirem e talvez mais em particular para alguns Treinadores, porque que é que os jovens Atletas no início das suas carreiras todos sonham participar nos Campeonatos de Portugal (não é acessível a todos, têm que fazer os mínimos) e depois muitos deles têm mínimos e abdicam dos mesmos, preferindo outras provas de cariz popular. Isto vem acontecendo já a alguns anos, contrariando as grande festas do Atletismo Nacional, que foram estes Campeonatos em épocas passadas e que justificam mais uma vez a pouca participação e a postura com que alguns Atletas se apresentaram mais uma vez ontem nas Provas, que deveriam ser para eles uma das mais importantes da época.
Outra nota negativa que queria assinalar e esta vai direitinha aos nossos melhores Atletas (Internacionais), com as devidas excepções, é a falta de respeito que eles continuam a ter com o Público e com as pessoas responsáveis pelas Instituições, que ainda vão apostando no Atletismo, fazendo grande promoção da Modalidade e dos seus nomes e eles na hora primam pela ausência. Hoje com o acesso à Internet por parte de toda a gente, o potencial público do Atletismo tem acesso aos Atletas inscritos em cada Prova e na realidade a totalidade dos especialistas em cada lá estão todos inscritos, o que leva a pressupor grandes despiques que deveriam resultar em belos espectáculos. O que acontece depois, todos nós que lá vamos sabemos, a grande maioria falta e outros tantos desistem ao fim de alguns metros. Esta segunda nota, penso que é responsável pelo que acontece na primeira. Para terminar gostaria de lembrar os dois Campeonatos de Portugal organizados no Seixal, que foram a melhor prova de tudo que acabei de escrever,  houve um grande esforço e empenho da Autarquia para que os Atletas tivessem uns grandes Campeonatos e uma grande festa com as bancadas sempre cheias de Público, como o Atletismo deveria merecer sempre e que provou que muita coisa pode ser feita, basta os Atletas também colaborarem.
A Bandeira da "CPC", onde se revêm todos os seus Atletas e é por ela que lutam até à exaustão em todas as Provas

Os Atletas que já terminaram a sua época, não quiseram faltar nos Campeonatos de Portugal a apoiar os colegas, não deixando de levar a Bandeira.

A Raquel e a Sara, estiveram muito atentas e a pensar que no próximo ano, também elas poderão lá estar entre as melhores.

O André Portugal (o nosso Jardel) também não quis faltar e apesar deste ano ter estado parado, já prometeu regressar em força.

O Pedro Santos tentou aproveitar a boleia do irmão (Nuno Santos), para fazer uma melhor marca.

A boleia só durou até aos 5 Kms, depois teve de sofrer até ao fim, para conseguir o 5º lugar, com uma marca de 49' 19", que não sendo má, não corresponde à sua melhor valia..

Aqui ainda ia coladinho e a um ritmo que lhe daria uma marca à volta dos 48' 00", muito próximo do seu record pessoal, o que seria muito bom.

0 comentários: