Páginas

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PROVAS DE PREPARAÇÃO (2) - PISTA DA SOBREDA

Já começa a ser demais!!!
Uma Jornada com tudo para ser mais uma grande tarde de promoção e divulgação do Atletismo (bom tempo, boa moldura humana e bons Atletas), voltamos de novo a ter a negligência, ignorância das regras básicas, arrogância e incompetência dos nossos Juízes (dizem-se dos melhores do País) a fazerem destas Provas mais uma página negra do Atletismo Distrital.
Para ajudar a toda esta desgraça, também o Foto-Finish mais uma vez esteve inop, contribuindo para a desconfiança total em relação aos tempos das Provas de velocidade.
Começamos pelo Salto em Altura Masculinos, quando o Concurso se iniciou a 1,40cm e por isso os Atletas mais credenciados prescindiram dos 1ºs Saltos ficando apenas 1 Atleta. Acontece que as regras são bem claras e 1 Atleta mesmo a Saltar sózinho tem um determinado tempo de recuperação de Salto para Salto. Para estes Juízes os Atletas são quem menos interessa, por isso esse dito Atleta iniciou o Concurso a 1,40m e passado menos de 5 minutos já estava eliminado a 1,68m, depois de ter ultrapassado a fasquia sucessivamente sem descanso às alturas de 1,45; 1,50; 1,55; 1,60 e 1,65m, ficando no ar a sensação (quase certeza) que com as regras cumpridas o Atleta poderia ir até pelo menos 1, 70m.
Perguntarão os mais entendidos, então aonde estava o Treinador que permitiu que as coisas assim acontecessem. Aí leva-nos para o 2º caso, que poderia ser o 1º, pois eles foram em simultâneo, na Prova de 60 m/Bar. estes mesmos senhores, que se dizem Juízes dos melhores Nacionais, não permitiram a participação de outra jovem e promissora Atleta devido a nenhum deles e eram bastantes conhecerem a Regra dos Escalões Etários no seu artigo 12.
A tarde continuou sem qualquer animação, bastante silenciosa, até parecia que não havia instalação sonora na Pista, não fosse pontualmente as ordens arrogantes para os Técnicos abandonarem a Pista, esquecendo-se no entanto de fazer cumprir a entrega antecipada das folhas de inscrição que isso sim, ajuda ao bom desenrolar das Provas, se os responsáveis por elas não forem negligentes como habitualmente o são. Tudo isto que acabei de relatar, para dizer que o que aconteceu no sábado foi no meu caso que entrego sempre as Folhas em escrita computarizada e com os tempos dos Atletas, para que possam ser encaixados nas séries certas com adversários de idêntica valia, acabei por ver os meus Atletas (3), um deles dos mais rápidos do distrito como o provou na Prova, serem relegados para a última Série juntamente com todos aqueles que não tinham dado tempos e tudo porque (o/a) Juíz(a) perdeu a folha que eu entreguei na hora (talvez cedo demais). Assisti depois ao desepero e frustração de alguns Jovens Atletas de outros Clubes, que buscavam ali a oportunidade de fazerem mínimos, constatarem que as suas marcas não correspondiam aos tempos oficiosos dos seus Treinadores (diferenças de 10" na Prova de 800m / 0,3" a 0,4" nos 300m), porque as classificações estavam todas trocadas. 
A Jornada encerrou com a Prova de 3000m/Mx, em que também aí assistimos à passividade do Juíz Chefe e todos os outros, ao permitirem que uma Atleta fosse rebocada desde do 1º metro por 1 Atleta Masculino (no caso seu Treinador), o que não é permitido e que agora se calhar vão castigar quem menos merece que é a Atleta ao desqualificá-la.
Para terminar esta saga de casos negros, só para dizer e para vergonha desses senhores, que não permitiram a participação legal de Atletas  da CPC (2) Iniciados nas Provas de Juvenis e deixaram participar ilegalmete Atletas Iniciados nas Provas de 300m e 3000 m/Mx para Absolutos, o que o R.G. Competições não permite.
Contra todas estas adversidades a participação da CPC, acabou por ser bastante produtiva:
- BRUNO BRANCO - 1,65M no S. Altura - Record Pessoal 
- BRUNO BRANCO - 12,67M no Triplo Salto - Mínimos para o Campeonato Nacional de Juvenis.
- RICARDO LAGNA - 7,0" nos 60M - Mínimos para o Campeonato Nacional de Juniores e Sub-23.
- JORGE PINTO - 7,4 nos 60M
- JORGE PINTO - 38,1 nos 300M
- PEDRO GONÇALVES - 8,2 nos 60M
- PEDRO SANTOS - 13' 25,1" - 3000 M/Mx. - Record Pessoal.

0 comentários: